S H O W S ...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Entrevista - Sabrina Sanm - Novembro/2008.


Selmer - Pruma banda dar certo tem que ter um bom vocal e, claro, ter uma pegada nas letras que dialogue legal com o público.No seu caso de onde vem essa voz toda e a inspiração pra compor as letras ?
Sabrina Sanm - Eu nasci achando que todo mundo cantava assim.Aí no colégio uma professora me ouviu cantando e me obrigou a entrar num coral. Eu não estudei assim canto...Mas eu tinha 13 anos e estava meio perdida em referência.Então um amigo disse: “Você tem que ouvir Aretha Frankin, Etta James porque cara, elas cantam um absurdo e você pode chegar lá”. Então eu bebi dessa fonte por muito tempo.Fiquei ouvindo muito black music.Eu adoro cantar black music!Mas o meu som mesmo de verdade desde que eu era pequena sempre foi o rock.Então eu fiquei meio perdida porque eu gostava de black, mas compunha rock. ( E na verdade quando você sai pra pesquisar acaba surgindo muitas outras referências nessa questão da sonoridade..) Depois eu consegui conciliar o black com o rock e o lance da potência vocal eu fui aprendendo aos poucos. (E tem nessa sonoridade o backing vocal que acaba soando legal também) Eu faço a produção vocal junto com o Renato que também é o guitarrista e produtor.A gente fica lá matutando pra não fazer aquele backing vocal politicamente correto.A gente tem umas idéias meio doidas que acho que funciona.
Selmer - Ouvindo o som de vocês dá pra perceber uma forte influência do heave metal...como é isso..
Sabrina Sanm - Pois é...A gente foge disso.A gente tenta não ter.Eu ouvi muito metálica, o Renato também. E aí acaba tendo em alguns momentos ( e também algumas coisa mais sombrias) É que assim ... Eu me inspiro muito na fraqueza humana pra compor. rsrsrs.Que não é uma coisa muito feliz! Mas eu gosto muito desse tema assim dessa forma.
selmer - Estamos num momento em que as bandas tão compondo muitas canções que falam de amor e relacionamentos.Não ta faltando aquela pegada mais crítica com uma temática mais centrada nas questões do cotidiano?
Sabrina Sanm - Eu componho as letras com o Renato. Então tem o lance do relacionamento entre nós.Mas na verdade pode ser qualquer relacionamento.Porque é abordado de uma maneira meio abrangente e de uma forma muito clara. ( que pode soar de uma forma universal) Eu acho engraçado porque tem gente que comenta sobre a música “dessa vez” que é uma música que diz deixa eu provar que eu mudei. - Pra quem você fez essa música? – Pra mim! - Mas como assim, o que é que você fez?” - Eu fiz mal pra mim.Eu quis provar pra mim mesma que eu poderia melhorar.E tem gente que fica pensando: “ Será que ela fez alguma coisa com o namorado, irmão, pai...”( é sempre interpretativo) É! tem milhões de interpretações.
Selmer - Como você vê o circuito joseense nessa questão das bandas, sendo uma banda lá do rio de janeiro?
Sabrina Sanm - Cara eu pelo menos tenho inveja (Não no sentido pejorativo) desse circuito, dessa galera unida que freqüenta um lugar próprio pro rock. Que tem uma galera que se ajuda.Esse projeto do Beto.Tudo isso que tem aqui não tem no rio. A galera é muito desunida lá. Assim... Existem algumas bandas por amizade.Nem muito por gosto do som. Mas é difícil. Eu tenho muitos amigos que tem banda.Os sons são bem diferentes entendeu!Não dá pra formar uma cena musical com os meus amigos por conta disso.E o pessoal do rock se da mal porque os lugares pra tocar são ruins.A qualidade é ruim.Aí acaba apresentando um som que fica mais ou menos. ( A banda Canastra esteve por aqui e também falou dessa coisa que tem no rio do pré-conceito...) É! Eu vejo assim...Eu falo que sou cantora e a primeira coisa que as pessoas perguntam é “que tipo de som que você canta?” Eu falo, rock. Então elas fazem uma cara, tipo “ferro, Não vou no show”. Então rola uma coisa meio famillia ..Tipo, o tio vai, mas aí diz “meu deus mais é muito barulho”.A galera que acompanha o meu trabalho e de um amigo meu chamado Dj vack.Eles se unem...Aí é tirar leite de pedra, sabe! Eles alugam vã por conta.Não tem ninguém ajudando.Os contratantes lá no rio não tão ajudando a galera que gosta de rock.
Selmer - No final das contas as bandas querem sair do anonimato, ter uma gravadora e tocar nas rádios.Não é de certa forma um paradoxo pruma banda alternativa que produz um som não tão comercial?
Sabrina Sanm - Eu sempre procuro moderar o som pra que seja de uma maneira que as pessoas entendam.Que tenha essa linguagem universal que você falou.Que seja um pouco atemporal.Que tenha um refrão “pa” mais Pop que a galera lembre.Eu sempre procuro isso.Isso está em mim.Eu ouvi muita música pop a minha vida inteira.Então não é tão difícil.A gente faz as músicas, mas coloca no cd as que a gente acredita que vai tocar e as pessoas iram lembrar.O meu objetivo não é fechar com uma grande gravadora.Porque hoje em dia as gravadoras não fazem muita coisa.Acho que assim ... Se eu conseguir seguir o meu caminho e, eu to seguindo passo a passo,com a ajuda dos amigos,com alguns investidores que possam aparecer,eu to feliz.Eu não tenho essa coisa de ser “mega star” Não ! Porque eu acredito no som na verdade dele!No momento que eu estiver fazendo um som só pra bater o cartão como funcionária da gravadora vai ser horrível... Eu vejo isso acontecendo!
Selmer - Pra terminar, o que vem por aí de novidade no novo trabalho da banda...
Sabrina Sanm -Ta legal..O próximo cd é como se fosse um livro.Cada música conta uma história .Então tem vários personagens que fazem parte desse mundo.Bons e ruins.E eu to nesse universo também.Então assim...Sou eu me expressando em relação as histórias.Então acho que consegui fazer músicas mais maduras porque eu cresci e evolui.Eu também consegui fugir dessa coisa muito popizinha que tem no 1° cd. Eu era muito novinha. Tinha 20 anos.Esse cd eu vou te dizer “eu to muito feliz com ele” ta quase pronto e quem gosta do trabalho vai curtir mais ainda.Eu procurei trabalhar nas melodias pra poder soltar mais a voz.Então... Acho que vai ficar legal.
ACESSE:

Um comentário:

  1. Sabrina Sanm linda como sempre =^-^=
    ouvi 4 musicas do novo cd q esta no my space da gata, e são tipo perfeitas, super legais uma boa sonoridade de ótima qualidade, musicas bem mais maduras, bem menos pop = tudo pra dar certo, falta divulgação no trabalho. muitos brasileiro ñ aguenta mais essas bandas que estão ai na mídia, cara chega a ser vergonhoso um tanto bizarro essas bandas ki ta na mídia.
    espero do fundo do meu S2 que a Sabrina consiga seu espaço na mídia para mostrar pra essa cabanda oq é um rock bom.
    quando falo de bandas ruim que estão na midia me refira a cine, nx zero, fresno... mais prefiro ñ citar nomes rsrsr
    sabrina vai na fé gata. tenta divulgar mais seu trabalho aki em SP nas radios daki, te desejo sorte.

    ResponderExcluir